Guia de Como Vender na Amazon em 2024

Popular entre vendedores e clientes, não é surpresa que a Amazon seja uma empresa multibilionária. A plataforma oferece aos vendedores uma maneira prática de expor seus produtos para um público global.

Embora o início na Amazon possa parecer desafiador, é mais simples do que se imagina. Neste guia, vamos te mostrar como vender na Amazon em cinco passos fáceis. Aqui está o que você precisa saber para dar o primeiro passo.

Duas Formas Diferentes de Vender na Amazon

Existem duas maneiras distintas de vender na Amazon, e o melhor é que elas não são exclusivas. Você pode utilizar ambas ao mesmo tempo. Isso significa que é possível enviar produtos mais pesados e de menor demanda por conta própria, enquanto a Amazon cuida do envio de itens mais leves e de alta rotatividade.

Fulfilled by Amazon (FBA)
No modelo FBA, você envia seus produtos para os armazéns da Amazon e, quando uma venda é realizada, a Amazon se encarrega do envio. No entanto, além da taxa de serviço mensal, há também custos mensais de armazenamento de inventário.

Com o FBA, a Amazon também assume toda a parte de suporte ao cliente. Se você não possui espaço para armazenar seus produtos e prefere delegar essa responsabilidade, o FBA pode ser uma boa opção. Os produtos ideais para esse modelo são pequenos, leves e com alta rotatividade.

Enviar Produtos Por Conta Própria
Também conhecido como fulfilled by merchant (FBM), esse método envolve armazenar e enviar seus próprios produtos. Aqui, você é responsável por todo o atendimento ao cliente, então é fundamental ter um sistema organizado para lidar com consultas e eventuais problemas.

Vendedores com itens volumosos ou pesados, que não têm uma venda rápida, costumam optar pelo FBM. Assim, evitam pagar pelo armazenamento em um centro da Amazon. A lógica por trás disso é que quanto mais tempo um produto fica armazenado nos armazéns da Amazon, maior é o custo, devido às taxas de armazenamento de longo prazo.

Comece a Vender na Amazon em 5 Passos:

Aqui está como vender na Amazon em cinco etapas simples:

1. Faça Pesquisa de Mercado
Antes de começar a vender na Amazon, é essencial verificar a lista de produtos restritos. Algumas categorias, como joias ou DVDs, exigem aprovação antes de serem listadas, enquanto certos produtos são completamente proibidos. Esses itens restritos costumam ser regulados por leis federais.

Para identificar um produto potencial, considere o private label, que envolve colocar sua marca em um produto já existente. Veja quais produtos estão em alta e sendo procurados no mercado.

Após escolher um produto ou nicho, observe os anúncios principais do que você quer vender. Há muita concorrência? Se todos os competidores oferecem frete Prime, usam FBA e têm muitas avaliações de 4,5 ou 5 estrelas, pode ser mais difícil competir.

Busque por um produto que tenha demanda, mas com menos barreiras de entrada. Depois de encontrar um produto, é hora de buscar um fornecedor. Negocie e peça amostras, o pior cenário seria vender algo que quebra facilmente ou não corresponde às fotos.

Após garantir um fornecedor, é importante calcular o custo por unidade. Suas margens são suficientes para tornar o produto viável? Se não, talvez seja necessário buscar outro item. Idealmente, sua margem deve permitir oferecer descontos ou cupons. Teste a viabilidade de várias opções antes de decidir seu primeiro produto.

2. Configuração da Conta de Vendedor
Para criar sua conta de vendedor na Amazon, você precisará ter à mão as seguintes informações:

  • Número da conta bancária e código de roteamento
  • Cartão de crédito
  • Documento de identidade emitido pelo governo (como carteira de motorista)
  • Informações fiscais
  • Número de telefone

Depois de reunir esses dados, acesse o Seller Central e escolha um plano de vendas. O plano Individual é ideal para quem vende menos de 40 unidades por mês, funcionando como um sistema de pagamento conforme o uso, custando 99 centavos por venda.

Já o plano Profissional é indicado para vendedores que comercializam mais de 40 unidades por mês e precisam de acesso a relatórios avançados e APIs. Além disso, para vender em programas como Launchpad ou Handmade, é necessário ter uma conta Profissional, que custa $39,99 por mês, independentemente da quantidade vendida.

3. Adicionar Produtos

Há duas maneiras de adicionar produtos na Amazon: você pode usar uma listagem existente para um produto idêntico ou criar uma nova, se for o único vendedor de um item específico.

Uma listagem de produto inclui as seguintes informações:

  • Identificador do produto (GTIN, UPC, ISBN ou EAN)
  • Código SKU (Stock Keeping Unit)
  • Preço, condição do produto, quantidade disponível e opções de envio
  • Nome do produto, marca, categoria, descrição e imagens
  • Palavras-chave e termos de busca

É essencial que as descrições dos seus produtos sejam bem otimizadas para os mecanismos de busca. A pesquisa de palavras-chave é uma parte essencial desse processo, pois é importante usar termos que os clientes realmente estão buscando. Adicionar palavras irrelevantes pode prejudicar sua visibilidade. Se você não se sentir confortável em escrever, considere contratar um redator especializado para criar descrições otimizadas. Plataformas como Fiverr e Upwork oferecem profissionais que podem ajudar.

As imagens são tão importantes quanto a descrição. Elas devem ter fundo branco e dimensões mínimas de 500 x 500 pixels. Para obter melhores resultados, recomenda-se aumentar a resolução para 1000 x 1000 pixels. Muitos vendedores usam uma caixa de luz para tirar fotos, mas há empresas que podem fazer isso para você, caso envie seus produtos.

4. Atrair Clientes

Com o grande volume de listagens na Amazon, é essencial que a sua se destaque. Algumas das melhores práticas para atrair clientes incluem preço, envio e publicidade.

  • Defina preços competitivos. A Amazon oferece ferramentas automáticas que ajustam os preços dos seus produtos com base nos parâmetros que você define, garantindo que seu preço esteja otimizado e que você ainda obtenha lucro. Também há a opção de aplicar preços por volume para atrair clientes do Amazon Business.
  • Envie rapidamente. Caso não utilize o envio Prime da Amazon, o ideal é garantir que seus produtos sejam enviados de forma rápida no modelo FBM, para que os clientes tenham uma experiência de compra ágil.
  • Faça anúncios com listagens patrocinadas. Ao transformar sua listagem em patrocinada, ela aparece nas páginas de produtos e nos resultados de busca. Esses anúncios funcionam no modelo de custo por clique (CPC), o que significa que você paga sempre que alguém clica no seu anúncio, independentemente de concluir a compra. O valor por clique pode variar de centavos a vários dólares.

5. Obter Avaliações

Há regras rigorosas sobre o que é permitido ao solicitar avaliações dos clientes. Se for pego oferecendo incentivos em troca de avaliações, sua conta pode ser permanentemente banida, além de haver a retenção de fundos e possíveis ações legais.

O que você pode fazer é:

  • Pedir uma avaliação, mas sem oferecer compensação, produtos grátis, reembolsos ou descontos em troca.
  • Inscrever-se no Programa de Avaliação Antecipada da Amazon, que incentiva os clientes a fornecerem avaliações autênticas.

Mesmo que você veja outros vendedores fazendo algo diferente, lembre-se de que não vale a pena correr o risco de perder sua conta por infringir as regras.

Conclusão

Embora os passos para vender na Amazon sejam relativamente simples, o sucesso depende de escolher os produtos certos e otimizar cuidadosamente suas listagens. Manter-se à frente exige manutenção constante e estratégias bem ajustadas.

Fonte: Forbes Advisor

Perguntas Frequentes

Preciso de uma licença comercial para vender na Amazon?
De modo geral, não é necessário ter uma licença comercial para vender na Amazon. No entanto, algumas jurisdições ou estados podem ter regras específicas que exigem licenças, então é importante verificar as regulamentações locais.

A Amazon reporta rendimentos ao IRS?
Sim, a Amazon é obrigada por lei a reportar seus rendimentos ao IRS se você vender mais de $20.000 em volume bruto de pagamentos e tiver mais de 200 transações em um ano. Nesse caso, a Amazon emitirá um formulário 1099-K para que você possa declarar seus impostos.

O que é dropshipping?
Quando você vende produtos pelo método FBA, você está utilizando o modelo de dropshipping. Dropshipping é um modelo de venda em que você oferece produtos que não está fisicamente em estoque. No caso do FBA, os itens ficam armazenados nos armazéns da Amazon, e quando uma venda é feita, a Amazon (ou outro fornecedor) envia o produto diretamente ao comprador. Os custos de envio e manuseio estão embutidos no contrato de dropshipping que você tem com o fornecedor.

Quais produtos estão em alta demanda?
Pesquisar no Google Trends e em diversas redes sociais pode ajudar a identificar quais produtos estão mais populares e valem a pena serem vendidos.